Alunos portugueses na shortlist da competição Bealine for Schools

Foi divulgada hoje a pré-seleção do concurso “Beamline for Schools” organizado pelos laboratórios internacionais CERN e, este ano, DESY, e este ano inclui uma equipa portuguesa.

Neste concurso, estudantes do ensino secundário de todo o mundo têm a possibilidade de propôr a estes laboratórios uma experiência utilizando um feixe de partículas e detetores dedicados. O Concurso foi lançado pelo CERN em 2014 para celebrando o seu 60º aniversário. Tem sido organizado anualmente desde então, dado o grande sucesso da iniciativa (http://bl4s.web.cern.ch) e conta também com o apoio de. As dúvidas científicas na preparação do projecto podem ser esclarecidas com cientistas envolvidos nas experiências de física de partículas, tendo neste âmbito o apoio da colaboração internacional IPPOG – International Particle Physics Outreach Group.

Entre os 198 projetos de 47 países (incluindo 5 de Portugal, o que é de louvar!), foi pré-selecionado o projeto da equipa portuguesa Photongal. A equipa é composta pelos alunos Luís Rodrigues, Margarida Baptista Lourenço, Maria Simões, Maria Vendas e Pedro Simões, da Escola Secundária Sebastião e Silva, e foi orientada pela Professora Cristina Pinho. Estão todos de parabéns!

A SPF dá os parabéns a todas as equipas que concorreram e deseja o melhor sucesso à equipa Photongal na próxima fase da candidatura, que deverá ocorrer até ao fim de junho.

Nota: entretanto foram divulgados os resultados finais e a equipa na shortlist não foi uma das selecionadas, o que não diminui em nada o seu mérito em chegar a este ponto neste concurso tão concorrido! Parabéns!


Publicado/editado: 25/05/2020

© 2019 Divisão de Física de Partículas